16 de setembro de 2010

Praia do Forte - Dia 6

Seguindo a descrição desta viagem, realizada há cerca de 11 meses, chegamos ao 6° dia quando tivemos boas surpresas e muita curtição.
Esta jornada começou cedo, pois iríamos para Mangue Seco em passeio organizado por uma operadora de turismo local (Nozes Tur, indicada pela pousada em que nos hospedamos). Para quem não sabe, Mangue Seco fica ao norte do litoral da Bahia junto à divisa com Sergipe, e o local serviu de cenário para a novela Tieta do Agreste.
De forma resumida o passeio incluiu viagem por uma van entre a Praia do Forte e o norte da Bahia, translado de saveiro entre a estrada e o vilarejo de Mangue Seco, transporte por bugre, parada nos locais da novela (casa de Tieta, igreja, etc.), dunas (nem fracas a ponto de não empolgar nem tão radicais a ponto de assustar) e os coqueiros onde foi gravado o videoclipe da Daniela Mercury (se não me engano da música "O Amor de Julieta e Romeu"). No fim paramos em um quiosque onde passamos o restante da manhã, almoço e início da tarde, em frente a uma praia bonita, de mar aberto mas rasa e sem ondas muito grandes ou fortes, com direito a rede. Chegando à Praia do Forte ainda tivemos mais uma surpresa: alguns pequenos micos nos aguardavam na entrada da vila.

Cenário de Tieta


Romeu e Julieta


Mangue Seco

Como curiosidade conhecemos o "chuveiro" do quiosque. Na verdade, canos amarrados com cordas em buracos junto às estruturas do qual conseguíamos captar a água salobra.
Depois, no almoço, a grande surpresa da viagem: pedimos despretenciosamente uma porção de robalo frito pois queríamos poupar nossos apetites para o jantar. O pedido teve que ser feito assim que chegamos ao quiosquer para que o mesmo fosse preparado a tempo do almoço. Na hora combinada o robalo foi servido, e o mesmo estava simplesmente sensacional, talvez tenha sido o melhor peixe que comemos durante a nossa viagem.


Robalo Frito

No jantar, já de volta à Praia do Forte, fomos ao Terreiro Bahia (http://www.terreirobahia.com.br/) para que eu pudesse desfrutar de algo com que sonhava desde antes de nossa chegada à Bahia: lagostas. Para que o momento fosse então marcante e especial, escolhemos um restaurante com boas indicações, o qual não nos decepcionou em nada.
Acabei pedindo um prato denominado de "Sinfonia do Mar", contendo duas lagostas, pudim de siri, camarões e um delicioso peixe grelhado. As caipirinhas também estavam ótimas (não me lembro os sabores, mas eram misturas de frutas e de algumas especiarias). E no fim, outra surpresa do dia: a sobremesa, um pudim de tapioca com calda. Uma das melhores sobremesas que já comi até hoje!


Sinfonia do mar


Pudim de tapioca

Este foi o nosso 6° dia, e pelo que pude me recordar, não há nada que tenhamos feito nele que não possamos recomendar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário